Detalhes
Segundo as palavras do insigne Professor da Universidade de Coimbra (Portugal), Sebastião Formosinho, que prefaciou este trabalho, "o autor apresenta-nos um texto de resolução de problemas em Química, recorrendo extensivamente ao uso de analogias. Fruto de experiência de ensino nestas matérias por parte de um exímio experimentador e professor, traz consigo o valor da eficácia de mais de quatro dezenas de anos."
"A função de uma analogia pode ser explicativa ou criativa. No primeiro caso, a analogia apresenta novos conceitos em termos mais familiares para o estudante.
No segundo caso, estimula a solução de problemas existentes, a identificação de novos problemas e a elaboração de novas hipóteses. O Autor procura que o estudante alcance estas duas finalidades, através da estruturação da obra com uma apresentação prévia do fenómeno físico-químico mais relevante para cada tipo de problema, a analogia, a resolução de problemas, acompanhada por notas ou esclarecimentos complementares"
O Professor Abílio Marques da Silva é doutorado em Química pela Universidade de Coimbra (Portugal), onde foi docente e investigador durante 20 anos.
Seguidamente foi professor na Universidade do Algarve, onde ascendeu à categoria de professor catedrático.
Aí, durante 20 anos, desenvolveu investigação e ministrou aulas da área de Química Geral, Química Analítica e Química do Ambiente. Em colaboração, apresentou comunicações em mais de 50 encontros científicos internacionais e publicou cerca de 40 artigos em Revistas Científicas.
Dois dos trabalhos de investigação em que colaborou foram distinguidos com o prémio SÂNITAS da Sociedade de Ciências Médicas de Lisboa, (l974) e Prêmio Roche-Boeringher pela Sociedade Portuguesa de Nefrologia (1998). A par da lecionação a alunos dos vários anos das licenciaturas, foi nomeado e eleito para todos os lugares da estrutura da Universidade, desde Diretor de Departamento até Reitor da Universidade.
Foi presidente de Conselhos Científicos e Conselhos Pedagógicos da Faculdade e da Universidade. Foi o criador de um laboratório de análises químicas na Universidade a que a Faculdade deu posteriormente o nome de Laboratório Prof. Abílio Marques da Silva.
Foi membro das seguintes Sociedades Científicas:
American Association For The Advancement Of Science, European Photochemistry Association, New York Academy of Sciences, National Geographic Society, Sociedade Portuguesa de Eletroquímica, Sociedade Portuguesa de Química, Sociedade Portuguesa de Hemorreologia e Microcirculação.