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No momento em que a Humanidade assiste à destruição de importantíssimos vestígios cerâmicos parietais conservados in situ ou reunidos em Museus, verdadeiros testemunhos da civilização arábe-islâmica, a publicação desta obra, é reveladora de um rigoroso e bem fundamentado trabalho descritivo e de pesquisa, que vem enriquecer consideravelmente um vasto conjunto de exemplares de azulejos representativos da arte muçulmana que são uma incontornável referência civilizacional.
A presença da cultura do Oriente Islâmico na História das Artes Decorativas em Portugal é quase sempre esquecida ou secundarizada. Mas as provas e os factos continuam vivos e é essa memória que este trabalho pretende descrever.
A ideia de seleccionar determinados textos e os respectivos autores dedicados à cerâmica, que intensamente decora e reveste o interior e exterior dos edifícios, contribuem para o conhecimento e divulgação da arte com que o Oriente capta e reflecte a luz solar, fazendo dela a verdadeira matéria da
própria arquitectura.
Tratando-se de um tema de um enriquecimento iconográfico considerável, tudo aconselhava uma cuidadosa preparação do elenco do tema abordado.
Muitas variedades fascinantes de História e de Cultura se combinam nestes textos e percorrendo-os, vemos como nesta antologia se misturam, as imagens, o saber histórico e uma grande competência especializada e técnica.
O livro que agora se apresenta não é, como seria de desejar, um repositório exaustivo de exemplares existentes em Portugal.
Percebemos, ao ler estes textos, a importância do rigor e bem fundamentado trabalho descritivo e de pesquisa desse património, que desejamos ver preservado e enriquecido, e que são uma referência importante da arte islâmica em Portugal.
A metodologia e os critérios que presidiram à selecção dos autores e dos textos publicados são da responsabilidade do antologista e deles terei debatido com muitos e difíceis problemas que, todavia, superei com gosto e rigor.
Por boas e evidentes razões, esta selecção poderá constituir um salutar desafio para que outros metam mãos à obra e, como acréscimo de um património bibliográfico que se deseja cada vez mais amplo e mais rico.
Já se passaram alguns anos, desde quando estes textos foram escritos. As descrições mantém-se actualizadas, os autores, esses, já poderiam hoje ter outras noções para aquilo que escreveram na época.
Mesmo assim, o contributo que cada um desenvolveu, enriquece e contribuem, em grande parte, para o que representa em Portugal a existência de azulejos decorativos de influência hispano-árabe.
O que pretendemos partilhar, devo-o à colaboração empenhada de uns grandes amigos, por terem posto à disposição espantosos trabalhos de arte, que fizeram com que levasse a cabo esta colectânea e respectivas informações complementares.