Detalhes
António da Costa Padrão nasceu em 8 de Julho de 1903, na freguesia de Mosteiró, Vila do Conde.
Durante os anos 20 e 30 do século XX, plenamente inserido no movimento de «renascimento católico» que então decorria em Portugal, viria a desenvolver uma intensa ação de caráter religioso e social na sua Diocese, e em particular na sua paróquia.
Colaborou de forma dedicada com a imprensa religiosa, através da publicação de muitas dezenas de textos com reflexões de inspiração católica.
A sua ação contudo não se ficaria contudo por aí. Juntamente com um grupo de generosos paroquianos de Mosteiró, liderados pelo padre Moreira das Neves, assumiram diversas iniciativas que provocaram uma importante melhoria das condições de vida, materiais e espirituais, da sua Paróquia.
A ação generosa destes paroquianos, e unicamente interessada no bem-estar do próximo e na salvação das suas almas é, apesar disso, quase desconhecida nos temos atuais, mesmo ao nível da própria paróquia e freguesia de Mosteiró.
É inteiramente justo que a sua ação bem como a de outros ilustres cidadãos e cidadãs da sua época, seja dada a conhecer, não apenas para melhorar o conhecimento histórico de um determinado local e época, mas principalmente como fator inspirador para os tempos atuais e futuros.