0item(s)

O seu carrinho de compras está vazio.

Product was successfully added to your shopping cart.

Qvid Tvnae - a Tuna Estudantil em Portugal

Visão rápida

Primeira obra sobre a tuna portuguesa, e a primeira, a nível mundial a abordar o fenómeno das tunas nas suas diversas manifestações pelo globo. É, também, o primeiro trabalho a desmontar os mitos em torno da origem das tunas e a apresentar as diversas teorias sobre a génese da palavra tuna (assim como a sua evolução nos dicionáriso ibéricos).

Primera obra sobre la historia de la tuna portuguesa y la primera, en el mundo, en hacer la narrativa del fenómeno tuna en sus diversas manifestaciones por el globo. Es, también, el primer trabajo en reunir y desmontar los mitos que rodean el origen de la Tuna y presentar las diversas teorías sobre la génesis de la palabra "Tuna" ;(así como su evolución en los diccionarios ibéricos).

Stock: Esgotado

22,00 €

Detalhes

O fenómeno tunantino representa no Portugal estudantil de entre 1888-1914 a emergência da juventude enquanto entidade sócio-cultural autónoma face aos estádios clássicos da meninice e da adultez. Fenómeno oitocentista de dimensão internacional, a tuna estudantil inscreve-se no imaginário popular português e deixa as suas marcas na cultura oral, no património musical e na identidade visual. Sobre as ruínas dos regimes autoritários ibéricos erguem-se os alicerces de um novo modelo de ensino superior massificado. A tuna estudantil da idade clássica, própria de estabelecimentos de elites, perde-se pelo caminho ou é radicalmente reconfigurada e democratizada do ponto de vista da sua radicação geográfica e identidade visual. As tunas à espanhola, a Estudantina Universitária de Coimbra, a TUP e alguns conjuntos típicos urbanos constituem paradigmas irresistíveis pelos quais se moldam as emergentes e proliferantes agremiações que animam o crepúsculo do século XX.

Informação Adicional

Nome do Autor 1 Eduardo Coelho, Jean-Pierre Silva, João Paulo Sousa, Ricardo Tavares
Nome do Autor 2 Eduardo Coelho
Editor Não
Tipo de Papel Branco 80 gr.
Formato A4
Tipo de Impressão Preto e Branco
Tipo de Encardenação Capa Mole
Número de Páginas 338