Detalhes
Neste livro sobre as Medidas Preventivas em Ginecologia na Saúde da Mulher, é minha intenção realçar as diversas medidas preventivas para cada situação e reforçar a ideia para a sua prática com o fim de reduzir e mesmo evitar os riscos das doenças e sua evolução.
Foi meu propósito dar ênfase às situações mais frequentes, mas sem nunca pretender que os temas aqui abordados fossem exaustivamente tratados.
Ao descrever alguns desses temas tive necessidade de recorrer a explicações etiológicas, patogénicas e clínicas.
Durante a consulta, teremos que ter em conta que por vezes é difícil, aos médicos, não usar a terminologia científica para explicar ao cidadão comum o desenvolvimento de doenças, o que pode dificultar a compreensão de algumas explicações dadas, sobre a sintomatologia, e comprometer o reconhecimento da doença por parte da paciente.
Estou convencido que as informações aqui contidas são úteis para a população em geral, mas principalmente para todos os alunos de medicina, internos hospitalares do internato geral e complementar e nomeadamente os médicos de família, que têm em cada consulta a possibilidade e oportunidade de pôr em prática estas recomendações e ensinar os cuidados preventivos. (...)