Detalhes
E se descobrisse que possui todos os recursos de que necessita ou que pode alcançá-los? E se acreditasse que a sua vida está precisamente como deve estar para o alavancar ao próximo nível?
A vida é movimento e o movimento é SEGUE-TE.
Alda Azevedo, gestora, formadora, com mais de 15 anos de experiência na gestão de equipas e projetos formativos, percebeu muito cedo que a insatisfação instalada nos rostos de colaboradores de dezenas de empresas com as quais trabalhou se deveria a algo muito mais profundo do que a chamada crise. Incapaz de contrariar diretamente o que vivia profissionalmente, optou por se aventurar na busca dessa causa. Rapidamente aprendeu que a vida espelha o que somos, pelo que essa busca começaria pelo seu interior.
Hoje, a autora está convicta de que não temos um problema político, económico ou governamental, temos, sim, um problema de valores, de sentido de vida, de humanidade; um problema de conexão, connosco, com o outro e com o mundo, com a vida, simplesmente porque não fomos educados a enfrentar desafios, nem tão-pouco a contextualizá-los, porque tivemos uma educação fragmentada, separada do verdadeiro contacto com a realidade, com a essência das coisas. Fomos habituados a pensar por abstração, fomos treinados a aprender (a decorar) sem praticar! Hoje, adultos, perante os desafios, sentimo-nos impotentes pela desconexão que existe em nós. Apáticos e desinformados, estamos vulneráveis a ser controlados pelo exterior.
Precisamos de aprender novamente, aprender a pensar e a pensar por nós próprios, o mundo precisa de ideias.
A chave para passarmos pelo atual momento de forma elevada é despertarmos para o facto de que enquanto não aprendermos a lição, ela vai repetir-se. Para isso necessitamos de:
Consciencialização do que nos condiciona e limita.
Responsabilização pelo que nos liberta e move.
Ação natural e fluida em sintonia com a vida.
Apesar de não existirem receitas para a vida, nem manual de instruções, ela torna-se mais fácil se pudermos ter uma espécie de bússola orientadora, não propriamente do caminho, porque este é individual e de cada um, mas do significado que damos a cada fase da vida, o que nos ajuda a seguir mais seguros e confiantes. Desta forma aprendemos que todos temos desafios, contudo a nossa vida não é determinada por eles, mas pelo que fazemos com isso e em quem nos tornamos no caminho. SEGUE-TE traz-nos essa orientação.
SEGUE-TE é um método que pretende ser ao mesmo tempo prático e acessível a todos, criativo e inspirador, apontando de uma forma elegante alguns dos ensinamentos que deveriam ser transmitidos e compreendidos na escola e na família, numa fase mais inicial e ao longo da nossa vida.